sexta-feira, setembro 26, 2008

O FESTAE Encerra Esta Semana.

Depois de mais uma semana repleta de bons espectáculos de teatro com:

o Auto da Festa, na terça-feira, 16, no Pátio do Salema, onde os lugares sentados foram poucos para acolher, o público que assistiu ao espectáculo do Centro Dramático de Évora, pelo que muitos espectadores, assistiram em pé, a um óptimo espectáculo de rua, com texto de Gil Vicente.

Esta agradável prestação do Cendrev no Festae, para além da criativa encenação e do talento e rigor dos actores e músicos, permitiu uma vez mais, realçar a beleza patrimonial do Pátio do Salema e as excelentes condições deste espaço para a realização de iniciativas culturais. Facto que após o espectáculo, muitos espectadores sublinharam nas suas apreciações.

Na quarta-feira, 17

Tamborilando, um espectáculo de sons e afectos.

O Agora Teatro, subiu à Sala de Teatro da Soir e lançou um desafio à pequenada presente: “Ver, ouvir e sentir a vida do tamborileiro. Descer à aldeia e dançar…” e através da manipulação de objectos e da interpretação de música e sons ao vivo, os dois actores, músicos, do Agora Teatro, tamborilaram perante a alegria do auditório de palmo e meio que seguiu atento o desfiar da vida de tamborileiro.

No mesmo dia, à noite: “A Minha Família”, um espectáculo no absurdo de uma Sociedade.


Espectáculo do escritor uruguaio Carlos Liscano, representado pelo Teatro Ajidanha, com a Sala Estúdio do Teatro Garcia de Resende lotada. Este espectáculo do Ajidanha, parte de uma história de família, com acontecimentos aparentemente estranhos, no absurdo de uma sociedade onde tudo se vende.

Na quinta-feira, 18, na Soir o Arte Pública apresentou um excelente trabalho: “As Velhas” de Gisela Canãmero. Onde partindo da solidão dos velhos sem família, ou de quando esta se ausenta da sua aparente responsabilidade, duas viúvas, narram os problemas e imcompreensões em que sentem mergulhado o quotidiano das suas vidas. A caricatura de uma ferida social que a todos afecta, são a forma de traduzir para sorrisos, uma angustia social que a todos dilacera. O Arte Pública está de parabéns com este seu magnifico espectáculo o qual alcançou um forte aplauso do muito público presente.

Na sexta – feira, o grupo anfitrião, apresentou a A Boda dos Pequenos Burgueses”, de Bertolt Brecht, e uma vez mais o público que lotou a sala pode ver e aplaudir este trabalho dos amadores do Grupo cénico da SOIR Joaquim António d’Aguiar.



E no sábado os também amadores de teatro, do Artimanha de Pinhal Novo, um grupo onde grassa muita juventude, apresentaram para uma plateia também numerosa, a sua versão de “O Rei Pasmado”.

A fechar esta semana / maratona de teatro, no domingo O Gato SA, apresentou o seu poético “Pontapé na Lua”, um espectáculo para todas as idades, que os jovens amadores de teatro, de Vila Nova de Santo André, levaram à cena no Teatro Garcia de Resende.

A 20.ª edição, do mais antigo festival de teatro de amadores do País, encerra esta semana, até lá, ainda poderá assistir a seis espectáculos, desta festa do teatro.