segunda-feira, setembro 15, 2008

Auto da Festa, no Páteo do Salema


O CENDREV apresenta no próximo dia 16, às 22h00, no Páteo do Salema, o seu espectáculo de rua Auto da Festa, integrado na 20ª edição do FESTAE.

A peça inicia-se com um discurso da Verdade, em que esta elogia o teatro e critica a corrupção existente na corte. As duas ciganas lêem a sina aos espectadores em castelhano e pedem-lhes dinheiro ou prendas. Uma das ciganas dirige-se à Verdade, que as expulsa. Em resposta, a cigana prevê um futuro sombrio. Na cena seguinte o Parvo propõe casamento à Verdade. A Velha mostra-se também disposta a casar com Rascão. A cena cómica entre a Velha e Rascão termina num pedido de casamento. Perante a urgência da Velha em realizar o casamento, Rascão acaba por fugir.Gil Vicente serve-se posteriormente do Vilão para criticar a má aplicação da justiça e a corrupção na corte. O Auto acaba com o elogio ao dono da casa (dança do pastor e das três pastoras), característico do teatro feito por encomenda.

Mais um espectáculo a não perder!

O Teatro de Amadores está em festa!

Com a plateia do Teatro Garcia de Resende repleta de público, O XX FESTAE fez a abertura oficial.

Em breves palavras, João Bilou em representação da SOIR Joaquim António D’Aguiar, saudou os grupos participantes, agradeceu os apoios, lembrou os Associados da colectividade, que em 1965, apesar das imensas dificuldades com que então se depararam, com abnegação e uma entrega sem limites, meteram ombros à organização do I Festival de Teatro de Amadores de Évora.
Hoje mais de quatro décadas depois, é justo que destaquemos de entre outros,Manuel Peres, Miguel Segurado, Francisco Rosmaninho e António Justo Pires, que lançaram as sementes do FESTAE, a quem prestamos a nossa Homenagem.
Um bom espectáculo de Amadores de Teatro, na abertura oficial do XX Festae.

No espectáculo de “Os Bonifrates” que então se seguiu, o público divertiu-se com as peripécias de um lenhador – Esganarelo - e de sua esposa, a quem este, após cenas de sedução, maltrata, e esta por vingança, engendra um plano com a cumplicidade de dois criados de Geronte, um velho rico, que procura um médico prodigioso, que cure a mudez a que a sua filha se acometeu, desde que este a resolveu casar contra sua vontade.


Esganarelo, médico à força de pancada, depressa descobre, que a mudez de que a jovem foi tomada, não é mais de que um estratagema desta, para não ser obrigada a casar contra sua vontade, uma vez que ela ama outro pretendente. Leandro o pretendido, entra no jogo do falso médico e para conseguir ser correspondido, faz-se passar por farmacêutico e sob este disfarce rapta a amada.


Finalmente o estratagema é descoberto e Esganarelo o médico à força, vai ser entregue à justiça para ser enforcado. Nesse momento, os apaixonados regressam, e Leandro diz a Geronte que não lhe quer roubar a filha, mas que ele lha entregue de livre vontade e acrescenta que acabou de receber a notícia da morte de um seu tio que lhe deixou todos os seus bens. Isso transforma-o imediatamente, aos olhos de Geronte, num pretendente irrecusável.


Enquanto isto Esganarelo perdoa à esposa o seu plano de vingança, mas adverte-a para a violência a que pode chegar a cólera do médico que ele será daí em diante.


A encenação de João Paulo Janicas, contemporanizou este Molière com personagens e situações ao estilo da Comédia D’el Arte, inspiradas em referências cénicas dos Clowns, Charlie Chaplin, Buster Keaton e Fellini, que os actores e actrizes de “Os Bonifrates” interpretaram com talento.

A 20.ª edição do FESTAE, prossegue na
terça – feira, dia 16, pelas 22 h no Pátio do Salema, com o “Auto da Festa” um excelente trabalho de rua, do Cendrev, onde à magia e ao talento dos actores, se associa a música ... e certamente o encanto de uma noite de Verão, num dos mais bonitos Pátios do Centro Histórico da Cidade.

Mais uma festa de teatro a não perder.